Arquivo Histórico

 

O Arquivo Histórico da Biblioteca Mário de Andrade é o setor responsável por reunir, guardar, preservar, organizar e garantr acesso ao patrimônio arquivístico da Biblioteca desde a sua criação, em 1925. Ao mesmo tempo que contam a história da instituição, esses documentos reconstituem um período importante da memória da cidade de São Paulo e constituem fonte de pesquisa de valor inestimável para compreender as mudanças sócio-políticas paulistanas dos últimos quase 100 anos.

Desde janeiro de 2019, o Arquivo Histórico vem passando por um processo de organização da documentação de seu acervo, composto por documentos textuais, iconográficos, cartográficos, audiovisuais e sonoros:

Documentos textuais: 80 metros lineares de documentos textuais (correspondência da diretoria, ofícios, relatórios de frequência, relatórios de gestão, programação, livros contábeis, notas fiscais de aquisição de livros, entre outros).

Documentos iconográficos: cerca de 400 imagens históricas (desde a década de 1920 na antiga sede da Rua 7 de Abril até a construção da atual edificação entre 1939-1942) além das 2000 imagens (aproximadamente) mais recentes produzidas como registro de atividades relacionadas ao processo de revitalização da Biblioteca, reforma e restauro do edifício, higienização da coleção de periódicos e ainda as atividades regulares promovidas pelo Setor de Ação Cultural.

Documentos audiovisuais - Projeto Memória Oral - 56 depoimentos gravados de ex-funcionários, diretores, pesquisadores, usuários, artistas e intelectuais que tiveram fortes vínculos com a Biblioteca Mário de Andrade. Acervo com fitas cassetes, CD e DVD, DVD-ROM com depoimentos, palestras, cursos, oficinas e uma extensa programação cultural oferecida pela instituição durante sua trajetória.


O acesso ao acervo do Arquivo Histórico pode ser realizado mediante consultas presenciais, agendadas através do email arquivobma@prefeitura.sp.gov.br .

São permitidas reproduções de documentos mediante a assinatura, pelo consulente, do “Termo de cessão de direito de uso”.

Localização: Rua Dr. Bráulio Gomes, 139, 3º andar - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP
Telefone: 11 3154-2223
Horários: As consultas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, exceto nos feriados regionais e nacionais